Stalking: homem que perseguiu vítima deve indenizar por danos morais

Stalking: homem que perseguiu vítima deve indenizar por danos morais 06/03/2024

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJDFT)

No Distrito Federal, uma mulher vítima de stalking deverá ser indenizada em R$ 10 mil por danos morais. A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT condenou o homem pelo crime de perseguição e fixou, além da indenização, pena de 1 ano e 3 meses de reclusão, em regime aberto.

Conforme consta nos autos,  o réu perseguiu repetidamente a vítima e ameaçou sua integridade física e psicológica, restringindo a sua capacidade de locomoção e perturbando sua esfera de liberdade e privacidade. Em razão da perseguição, a mulher precisou pedir demissão do emprego e se mudar para outro Estado.

Ao avaliar a questão, o TJDFT concluiu que as provas evidenciam a perseguição. Além de numerosas mensagens de áudio e ligações, o acusado compareceu, por diversas vezes, ao local de trabalho da vítima, momento em que proferia ameaças físicas e psicológicas.

Para o colegiado, ficou comprovado que o acusado praticou o crime de perseguição em razão da condição do sexo feminino e que passou a importuná-la e persegui-la, diante das negativas dela em estabelecer relacionamento amoroso com o réu.

Stalking

A Lei 14.132/2021 criminaliza a perseguição e a define como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameace a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.

A norma prevê seis meses a dois anos de reclusão (prisão que pode ser cumprida em regime fechado) e multa. A pena será aumentada em 50% se o crime for cometido contra mulheres por razões da condição do sexo feminino; contra crianças, adolescentes ou idosos; se os criminosos agirem em grupo ou se houver uso de arma.

Para mais notícias clique aqui

Siga: @rafaelgoncalves.advogados

Excelente Serviço
rafaelgoncalvesadvocacia.com.br
A página tem os certificados seguintes:
Autenticidade das avaliações
Certificado

O parecer dos compradores mostra como serve uma página web em geral os compradores.

Trustindex colabora com 133 plataformas de avaliação para que os visitantes das páginas web tenham acesso às opiniões verdadeiras, verificadas no mesmo lugar.

Aceitamos das diferentes plataformas e temos em conta na pontuação só as avaliações que são sem spam e cumprem as directivas de Trustindex.

100% de serviços sem problemas
Certificado

Trustindex mede continuamente a satisfação dos compradores segundo as avaliações. Menos de 1% dos compradores entrevistados indicou problemas.

Empresa verificada
Certificado

Trustindex verificou a disponibilidade da página web e os dados de negócios de modo independente.

Dados de contacto
Tel:
+55 11 99336-5547
Verificada
Mail:
contato@rafaelgoncalvesadvocacia.com.br
Verificada
Dados de negócios
Nome da empresa:
Rafael Gonçalves Advocacia
Domain:
rafaelgoncalvesadvocacia.com.br
Fundação da empresa:
2015
Número de empregados:
10-50
Início do certificado Trustindex:
2024-01-31
Declarado seguro
Certificado

Trustindex verifica as páginas web continuamente em relação da segurança.

Safe Browsing: não detectou problemas.
Blacklist
Não é um site na lista negra
Certificado SSL válido
Spam
O e-mail é livre de spam
Sobre o certificado Trustindex

Só as páginas web que mantêm continuamente a satisfação dos compradores e cumprem um protocolo de alta segurança, podem obter um certificado Trustindex. Para as compras, procure os certificados Trustindex e compre com confiança.
Outras informações »

Pelas lojas
Com o certificado Trustindex pode ter mais confiança e aumentar as vendas.
Outras informações »