Pular para o conteúdo
5 filmes de François Truffaut

5 filmes de François Truffaut para pensar o Direito das Famílias contemporâneo

5 filmes de François Truffaut – 03/03/2022

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

5 filmes de François Truffaut – A obra do cineasta francês François Truffaut (1932-1984) é resgatada do novo episódio do podcast Direito & Arte, iniciativa da Comissão de mesmo nome do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Comandado pelo professor Gustavo Tepedino, o programa já está disponível no SoundCloud e no Spotify.

No episódio “O Direito de Família no cinema de François Truffaut”, o diretor nacional do IBDFAM relaciona temas abordados nos filmes do diretor, símbolo do movimento Nouvelle Vague, iniciado em 1958, com questões contemporâneas e emergentes.

Confira, a seguir, filmes de François Truffaut recomendados por Gustavo Tepedino:

OS INCOMPREENDIDOS (1959)
Considerado por muitos como a obra-prima do diretor, o filme é o primeiro protagonizado por Antoine Doinel, espécie de alter ego de Truffaut. Vítima da negligência da mãe e do padrasto, o menino abandona a escola e passa a viver de pequenos roubos. Disponível no Globoplay para assinantes Telecine.

JULES E JIM: UMA MULHER PARA DOIS (1962)
Os amigos Jules e Jim se apaixonam pela mesma mulher, Catherine. A princípio, ela se casa com Jules, mas, depois da Primeira Guerra Mundial, as coisas mudam e a jovem começa a amar Jim. A história traça um retrato do amor livre no início dos anos 1960. Disponível no Globoplay para assinantes Telecine.

BEIJOS PROIBIDOS (1968)
O personagem Antoine Doinel volta à cena, agora na fase adulta. Ele se emprega como recepcionista de hotel, mas é demitido ao ajudar o detetive Henri. Ao começar a trabalhar com o amigo, apaixona-se por Fabienne, dando início a um romance instável. Disponível no Globoplay para assinantes Telecine.

DOMICÍLIO CONJUGAL (1970)
Agora casado, Antoine Doinel vive os conflitos da vida a dois ao lado de Christine, sua namorada de infância. Enquanto ela está grávida do primeiro filho do casal, ele inicia um romance com uma jovem japonesa. Disponível no MUBI.

O AMOR EM FUGA (1979)
O divórcio entre Antoine Doinel e Christine é o ponto de partida deste que é o quinto e último filme protagonizado pelo famoso personagem. Desta vez, aos 35 anos, o protagonista reencontra diversas pessoas marcantes em sua vida e também vive um novo romance com uma jovem vendedora de discos.

Para mais notícias clique aqui

Conheça o site – www.direitoparamulher.com.br

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades, diretamente na sua caixa de entrada. Não se esqueça de confirmar o cadastro no seu email.

Nossos advogados especializados estão aqui para fornecer orientação, representação e suporte legal personalizado, independentemente da complexidade de seu caso.

X