Comissão da Câmara aprova texto – 12/12/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da Agência Câmara de Notícias)
Comissão da Câmara aprova texto – A proposta que inclui o filho ou o irmão com deficiência moderada como dependente do segurado do Regime Geral de Previdência Social – RGPS foi aprovada na última semana pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Com a medida, eles terão direito à pensão, mesmo depois dos 21 anos de idade.
O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), ao Projeto de Lei 648/2011 e aos apensados, PL 771/2011 e PL 724/2022.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, assegura a filhos ou irmãos com deficiência moderada o direito à pensão por morte. Também é previsto que o exercício de atividade remunerada, até mesmo na condição de microempreendedor individual, não impede a concessão ou manutenção da pensão
O novo texto ainda altera a Lei do Estágio para estabelecer que entidades públicas ou privadas envolvidas no processo de formação para o trabalho das pessoas com deficiência possam, mediante contrato, definir regras que atendam a necessidades pessoais.
Para mais notícias clique aqui
Conheça o site – www.direitoparamulher.com.br