PL cria protocolo – 06/02/2023
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da Agência Câmara de Notícias)
PL cria protocolo – Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3/2023, que cria um protocolo para atender mulheres vítimas de violência sexual ou assédio em discotecas, boates, restaurantes e outros espaços de lazer.
Batizado como “Protocolo Não é Não”, ele prevê que os estabelecimentos deverão
manter pessoal treinado para agir em caso de denúncia de violência ou assédio contra a mulher.
Os estabelecimentos também deverão manter serviço de filmagem interna e externa, e divulgar informações sobre o protocolo, em local visível, com telefone para acesso imediato pelas vítimas. Aqueles que não implantarem o protocolo ficarão sujeitos a multa.
O “Protocolo Não é Não” terá como prioridade o atendimento à vítima, com a finalidade de preservar sua dignidade, saúde e a integridade física e psicológica.
O texto torna o direito da mulher vítima de assédio ou violência sexual o respeito às suas decisões, o pronto-atendimento pelos funcionários do estabelecimento e a proteção imediata contra o agressor.
Prevê ainda uma série de procedimentos que deverão ser adotados pelo estabelecimento após a denúncia, como identificar possíveis testemunhas da agressão.
Por fim, assegura que os processos ou procedimentos que apuram violência sexual ou assédio terão prioridade na tramitação em qualquer instância.
Para mais notícias clique aqui
Conheça o site – www.direitoparamulher.com.br