Setembro Amarelo – 02/09/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM
Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a prevenção ao suicídio.
A arte tem o poder de estimular diversas reflexões. Sobretudo em relação a temas delicados e sensíveis como esse. Por isso, hoje apresentamos para você uma lista de filmes que ajudam a pensar sobre saúde mental.
Elena (2012)
Petra Costa busca sua irmã mais velha, Elena, que se mudou para Nova York para realizar o sonho de ser atriz. Vinte anos depois, Petra embarca para o mesmo destino com o objetivo de refazer os passos irmã. Para isso, ela conta com cartas, diários e filmes caseiros. O documentário, narrado em primeira pessoa pela própria Petra Costa, se revela uma narrativa sobre memória e suicídio.
Disponível na Netflix.
As Vantagens de Ser Invisível (2012)
O filme narra a história de Charlie (Logan Lerman), um jovem com depressão que está lidando com o suicídio de seu melhor amigo. Ao trocar de escola, ele enfrenta as dificuldades de interagir com os novos colegas e se sente deslocado até encontrar um grupo de amigos que o acolhem.
Disponível na Netflix e HBO Max.
Um Banho de Vida (2018)
Aos quarenta anos, Bertrand (Mathieu Amalric), sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro onde vive. Lá, ele conhece outros homens com histórias parecidas com a sua.
Disponível na Netflix.
O Lado Bom da Vida (2012)
Após passar um tempo internado em uma clínica psiquiátrica, Pat (Bradley Cooper) avolta a morar com os pais e recomeça sua vida. Por meio de amigos, ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), que promete lhe ajuda na tarefa de reconquistar sua ex-mulher, mas as coisas acabam seguindo outro rumo.
Disponível na Amazon Prime, Star+ e Netflix.
Cisne Negro (2010)
Nina (Natalie Portman) é uma bailarina obcecada pela perfeição que passa por vários momentos de sofrimento no ambiente de trabalho, incluindo assédio sexual, o que afeta sua saúde mental até que ela embarca em paranoias e alucinações que arruínam sua vida.
Disponível na Star+.
Para mais notícias clique aqui
Conheça o site – www.direitoparamulher.com.br