Pular para o conteúdo
Projeto de lei amplia possibilidades

Projeto de lei amplia possibilidades de prisão para devedor de pensão alimentícia

Projeto de lei amplia possibilidades – 25/03/2022

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da Agência Câmara de Notícias)

Projeto de lei amplia possibilidades – O Projeto de Lei 437/2022, que amplia o rol de possibilidades de prisão para devedor de pensão alimentícia, tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. O texto altera o Código de Processo Civil – CPC para permitir a prisão pelo não pagamento de pensão alimentícia a grávidas, as devidas por espólios e as decretadas em decorrência de violência doméstica.

Segundo o autor da proposta, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), a matéria visa adequar o CPC ao que já é previsto pela jurisprudência dos tribunais. “Acreditamos que o texto constitucional é permissivo em relação à possibilidade de prisão civil no caso de inadimplemento de obrigações alimentares gravídicas, devidas pelo espólio e estabelecidas em decorrência de violência doméstica.”

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJ.

Pedido de habeas corpus negado pelo TJRS

Em fevereiro, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM noticiou que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS negou pedido de habeas corpus para manter prisão de pai por dívida de pensão alimentícia. A 8ª Câmara Cível do atendeu à mais recente recomendação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ em meio à pandemia da Covid-19, no sentido da retomada das prisões dos devedores de alimentos.

Para mais notícias clique aqui

Conheça o site – www.direitoparamulher.com.br

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades, diretamente na sua caixa de entrada. Não se esqueça de confirmar o cadastro no seu email.

Nossos advogados especializados estão aqui para fornecer orientação, representação e suporte legal personalizado, independentemente da complexidade de seu caso.

X